nesse caminho

eu andava calmamente, quando avistei um gato que andava na mesma rua. andávamos em sentidos contrários, um ao encontro do outro. direções opostas convergindo para um ponto comum, numa perspectiva oblíqua. íamos distraídos até percebermos que o encontro ocorreria, por isso, começamos a nos observar, mutuamante, olhos nos olhos. a cada passo, um suspiro profundo, do fundo e o encontro mais próximo e o caminho mais curto, e os olhares, fixos. foi quando, num impulso, ele, resolveu desviar seu caminho, atravessando o meu, que pela pouca distância, já era nosso. hesitei por um segundo, mas, sem pausa continuei o caminho atravessado, carregando a partir desse momento o coração na mão, que continuava sendo meu, mas, não era mais nosso - o caminho. alguns passos a frente, um transeunte que observou aquele momento, chamou minha atenção e alertou-me assim, assim dizendo: você viu isso? um gato preto atravessou o seu caminho, cuidado!